Alimentos que (quase) nunca se estragam

É muito importante ter um stock de água e alimentos para utilização em caso de catástrofe ou emergência.
Naturalmente que, para armazenar convenientemente os alimentos e para evitar estar sempre a verificar a validade dos mesmos, importa conhecer as características de alguns deles, principalmente em termos de longevidade.

Xarope de ácer

Conhecido também como maple syrup, o xarope de ácer é um adoçante natural com boas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e, também, uma alternativa para o mel.
O xarope de ácer é rico em minerais essenciais, como o magnésio, o zinco, o cálcio, o cobre e o ferro, sendo por isso nutricionalmente mais interessante que o açúcar.
Tal como o mel, a sua validade é muito extensa, mas pode cristalizar. Se for o caso, mergulhe o frasco em água quente durante uns minutos. Alguns autores afirmam que, tal como o mel, se for bem armazenado, ficará bom para sempre.

Café

Outro dos alimentos que nunca terminam o prazo de validade, desde que bem acondicionados e armazenados é o café solúvel. Pode também, caso queira, congelar no frigorífico e terá café solúvel para as futuras gerações.
Numa situação difícil, ter ao alcance uma chávena de café, para além de saboroso, irá dar-lhe alguma energia e motivação adicional.

Massas secas

Versáteis e fáceis de preparar, as massas são ricas em carboidratos, nutrientes essenciais para a energia diária de que o nosso organismo necessita. Mas atenção ao armazenamento. Desde que secas e mantidas em recipientes hermeticamente fechados, poderão ser um grande aliado para a sua alimentação.

Feijão

Desde que os grãos estejam crus, o feijão é um alimento fantástico e pode ser guardado por toda a vida. A sua estrutura ajuda a conservar a qualidade e nutrientes por muito, muito, tempo. Tal como nos exemplos anteriores é necessária especial atenção no armazenamento para que a longevidade se mantenha.
O único senão de um feijão guardado há muitos anos é a eventual rigidez. A solução é  aumentar o tempo de cozimento. Ainda assim, o valor nutricional continua igual, independentemente da idade.

Acúcar

Outro dos alimentos cuja validade não expira é o açúcar.
Impedir que ele enrijeça e se torne numa grande pedra ao longo do tempo, pode ser um desafio. Mas, de forma geral, se conseguir conservá-lo em um local fresco e seco, jamais se estragará.
O açúcar é considerado um calmante emocional, favorece a produção de serotonina, a hormona que regula o humor. É também responsável pelo fornecimento da glicose ao corpo, importante para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. Por tudo isso, essencial para guardar em qualquer kit de emergência.

Amido de milho

Para quem não está familiarizado com o termo, é também conhecido por uma marca famosa, a Maizena.
A farinha branca e extramente fina é um hidrato de carbono extraído dos grãos de milho é isento de glúten. Não tem sabor nem cheiro. Apresenta-se como um pó fino, suave e de cor branca. É utilizado para fazer ou engrossar molhos, em sopas, em sobremesas, em papas para bebé e em bolos. O amido de milho é um produto 100% natural e não se estraga com o passar do tempo. À semelhança dos outros alimentos referidos, deve ser conservado em recipiente fechado num local seco e fresco.

Mel

O mel é talvez o produto ao qual todos reconhecem uma grande longevidade. Na verdade o mel pode ser conservado por tempo indeterminado e, ainda assim, estará bom para ser consumido. Obviamente que, com o tempo, tende a mudar de cor e a ficar cristalizado, mas isso não significa qualquer tipo de impedimento para o consumo.
Tudo que você precisa fazer para o fazer voltar ao estado líquido, é colocar o recipiente aberto, dentro de uma panela com água quente e e mexê-lo até os cristais dissolverem.

Sal

O sal é outro alimento que não tem data de validade. Pode ser armazenado em local seco, fresco por anos e anos, sem nunca perder seus nutrientes e, claro, sua capacidade de salgar.
Embora não tenha prazo de validade, deve conservá-lo sempre seco, pois a humidade pode gerar bolor.

Vinagre de vinho branco

Este ingrediente alimentar, muito popular na cozinha mediterrânica, tem propriedades antimicrobianas, pelo que também há quem o utilize como auxiliar de limpeza. Essa dupla capacidade  de uso, pode ser útil. Permanecerá dentro da validade muito tempo, desde que bem conservado em um frasco.

Arroz

Desde que o conserve seco num local fresco, o arroz branco irá permanecer dentro da validade, mês após mês.

Assim como o feijão, sua estrutura retém suas qualidades nutricionais e a qualidade interna dos grãos por tempo indeterminado.
A mesma coisa, infelizmente, não se aplica para o arroz integral, já que seu teor de gordura é mais alto e favorece que ele fique rançoso com muito mais facilidade.

Especiarias

Embora as especiarias tenham um grande prazo de validade são, no entanto, um caso especial. Podem ser usadas durante muito tempo, mas vão perdendo o seu sabor e algumas qualidade à medida que os meses vão passando, o que acaba por desvirtuar um pouco a sua função.
No entanto, podem ser um bom substituto ao sal.

Mochilas de Emergência

0
Amanda Eller