Para reduzir o calor e melhorar a qualidade do ar da capital parisiense, que tem vindo a bater recordes de temperatura neste verão europeu, a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um projeto de 72 milhões de euros com o objetivo de plantar florestas urbanas ao redor de algumas das principais regiões da cidade.

Os novos parques e jardins devem abranger uma área de 30 hectares, com o plantio de 20 mil árvores até o final de 2020. Atualmente, apenas 9,5% da capital possui cobertura de vegetação.

Na fase inicial foram escolhidos quatro locais da cidade para receber as florestas urbanas: Hôtel de Ville, L’opéra Garnier, Gare de Lyon e as margens do Rio Sena.

Um projeto específico para a Torre Eiffel também foi desenvolvido, especificamente para a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Mais árvores, jardins e relvados serão plantados ao redor da mais famosa atração turística do país.

“Temos a obrigação de agir agora para evitar que essa cidade se torne impossível de habitar”, disse Hidalgo, em entrevista ao Le Parisien.

Mochilas emergência

0