Proteção Raios Ultravioleta (UV)

O que deve Saber

Gostar desta página

Tempo

O que é o índice UV

UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética. Os raios UV são transmitidos a partir do Sol ainda de dividem em UVA e UVB. São invisíveis e estão presentes em todas as épocas do ano, seja no verão ou inverno, embora com maior incidência nas estações mais quentes.

O Índice de ultra-violeta é uma medida dos níveis de radiação solar ultravioleta à superfície. A resposta da pele humana às radiações ultra-violeta é baseado no “Erythemal action spectrum” que é aceite pela Comissão Internacional sobre a Luminosidade (Commission Internationale de L’Eclairage).

A Organização Meteorológica Mundial e a Organização Mundial de Saúde recomendam que o cálculo do Índice de Ultra-violeta inclua a medição das diferentes intensidades de ultra-violeta até os 400nm.

A variação da intensidade do Índice de UV depende da altura do Sol, das variações na espessura do ozono, da nebulosidade, das partículas presentes na atmosfera, do local, etc.

O Índice UV é o número que indica a intensidade da radiação solar num determinado instante. Quanto maior o índice UV, maior é o risco.

O que deve fazer

  • Esteja atento às informações prestadas pelas Entidades Oficiais e pela Comunicação Social sobre o índice UV na sua região.
  • Identifique familiares, amigos ou vizinhos, na sua área de residência, que estejam em grupos de risco mais elevado. Idosos, crianças e doentes não acompanhados que possam necessitar de ajuda adicional.
  • Implemente a proteção adequada de acordo com o infográfico abaixo.

Onde posso consultar o índice UV?

logo_ipma_hp
Tem alguma dúvida?

Poderá tirar a sua dúvida aqui. Responderemos assim que possível.

0