CONSERVAR ALIMENTOS SEM FRIGORÍFICO

Em caso de ausência de energia elétrica, por avaria, ou suspensão do fornecimento,  o seu frigorífico de pouco irá servir.
Numa situação de emergência, se estiver em casa com o frigorífico cheio e sem electricidade, é importante saber como prolongar a  vida útil dos seus alimentos.
Conheça algumas dicas e truques para conservar alimentos por mais algum tempo, sem recurso à refrigeração.

Bananas
Envolva os terminais (cabos) das bananas em película plástica. Este procedimento evita que amadureçam e se estraguem rapidamente.

Tomates
Conserve os tomates virados com a haste para baixo. Esta posição prolonga um pouco a sua vida útil.

Maçãs
Não junte maçãs com outras frutas ou alimentos num lugar confinado. As maçãs emitem gás etileno que é responsável por fazer com que outras frutas e vegetais amadureçam mais rapidamente e estraguem com mais facilidade. Assim, as maçãs devem ser guardadas sozinhas e isoladas dos demais alimentos ou então próximas das batatas que tornam o processo do gás mais lento e evita a germinação da batata.

Alfaces
Borrife a alface com água e embrulhe-a num pano ou jornal molhado com água. Mantenha essa humidade até o momento de a usar.

Batatas
Armazene as batatas junto com as maçãs e, principalmente, longe das cebolas. O gás etileno libertado pelas maçãs evita que as batatas brotem.

Ervas aromáticas
Para conservar à temperatura ambiente manjericão, hortelã, ou salsa, coloque-os no balcão da cozinha dentro de um copo com água fresca e mude a água a cada dois dias.

Ovos
Regra geral os ovos conservam-se bem e durante um tempo considerável à temperaturas ambiente. Contudo, como é difícil saber quando decorreu a postura do ovo o ideal será conservá-lo, no máximo, duas semanas. Um ovo cozido conserva-se quatro dias sem ser descascado e dois dias se descascado.

Pão
Envolva o pão num pano de cozinha para aumentar a sua vida útil. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado em bolsas de pano ou sacos de papel, pode sempre colocá-lo numa caixa de pão. À partida, o papel mantém a crosta do pão firme e o interior suficientemente húmido. O pão pode durar até uma semana nestas condições. Corte as fatias apenas à medida do que for precisando. Desta forma poderá proteger o miolo do pão por mais tempo.

Tem alguma dúvida?

Poderá tirar a sua dúvida aqui. Responderemos assim que possível.

0