Drone oceânico grava vídeo dentro de um furacão

Uma novidade mundial: pela primeira vez um drone oceânico regista imagens em vídeo de dentro de um furacão.
A Saildrone Inc. e a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) divulgaram o primeiro vídeo registado por um veículo de superfície (USV) de dentro de um grande furacão que se move através do Oceano Atlântico.

O Saildrone Explorer SD 1045 foi direcionado para o meio do furacão Sam, um furacão de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que atualmente está em curso no Atlântico Norte num percurso que, felizmente, não atingirá a costa leste dos EUA.
No vídeo o drone SD1045 luta contra ondas de 15 metros e ventos de mais de 190 km/h para recolher dados científicos essenciais e, em simultâneo, gravar imagens de vídeo. Desta forma temos agora uma visão completamente nova daquela que é uma das forças mais destrutivas do planeta.

Equipado com uma asa especialmente projetada, permitindo operar em condições extremas de vento, o SD 1045 está a enfrentar o furacão “Sam” em oceano aberto, recolhendo observações em tempo real para modelos de previsão de furacões, que devem fornecer novos insights sobre como os grandes e destrutivos ciclones tropicais crescem e se intensificam.

ver vídeo

NOAA

Mochilas de Emergência

0