Aplicações que deve ter no seu telefone em caso de emergência

O telemóvel pode ser o seu grande aliado numa emergência

Se o seu telemóvel está quase sempre ao seu lado, porque não tirar o máximo partido dele e instalar algumas aplicações que podem ser muito úteis numa situação de emergência.
Existem centenas de aplicativos, e todos os dias são lançados mais alguns.
De seguida deixamos os tópicos junto com alguns exemplos que nos pareceram interessantes.

1 – Fornecer informação crucial
ICE – In Case of Emergency

ICEICE é um acrônimo para “Em caso de emergência”.
Adicionar um aplicativo ICE  (em caso de emergência) ao seu telefone é simples e gratuito.
Atualmente, a maioria dos smartphones até já vem com este recurso que permite inserir dados pessoais de emergência que podem ser vistos, mesmo com o telemóvel bloqueado, incluindo contatos de emergência, doenças, alergias e outras informações médicas relevantes.

Mesmo que não consiga falar, se o seu telemóvel tiver essa valência, qualquer pessoa do socorro poderá ver a informação.

Descarregar o aplicativo

Se tem um smartphone pode baixar um dos vários aplicativos para In case Of Emergency, que o ajudam a configurar rapidamente as suas informações ICE, mesmo se o telefone estiver bloqueado.
Na sua loja de downloads procure por ICE – In Case of Emergency e encontrará várias opções. Todas gratuitas. Siga as instruções, que geralmente são muito fáceis, para adicionar o aplicativo.

Saiba mais sobre ICE

2 – Ajudar e Socorrer
Aplicações de Primeiros Socorros

É muito comum a ideia de que prestar os primeiros socorros é só para os médicos e profissionais de saúde.
Na verdade isso acontece porque muitas pessoas desconhecem o que fazer quando é necessário prestar primeiros socorros a alguém, até à chegada dos profissionais de emergência médica. Também aqui existem centenas de aplicativos. Vejamos alguns exemplos:

  • Aplicativo Primeiros Socorros Drauzio Varella

Este aplicativo tem algumas vantagens relativamente a outros.
Está em português (do Brasil), os casos de emergência estão bem identificados por categorias e é muito fácil de encontrar o que se deseja. Tem ainda uma outra vantagem. Existe uma narração bem explicita sobre o que fazer para cada situação.
Desta forma poderá ir ouvindo e fazendo.

Tem informações sobre como prestar socorro em mais de 20 situações: AVC, afogamentos,  choques elétricos, corpos estranhos, cortes, engasgamentos, fraturas e entorses,  insolação, picadas e mordidas de animais, etc.. Apenas um senão, o número de emergência não é o europeu.
Saiba mais sobre esta APP e como fazer o download neste link:
https://drauziovarella.uol.com.br/aplicativo-primeiros-socorros-drauzio-varella/

3 – Estar informado
Aplicações para alertas de Emergências e Desastres

Numa emergência é importante ter a sua mochila pronta, com água potável, alimentos não perecíveis, lanternas, carregadores, etc. Mas estar informado sobre a ocorrência de um desastre ou catástrofe natural, irá ajudá-lo a tomar decisões e a minimizar os danos.

Tendo em conta a rapidez e a imprevisibilidade de alguns destes fenómenos, o que já estiver instalado no seu telefone pode ser valioso. Muitos dos aplicativos de alerta funcionam tanto online quanto offline e permitem-lhe obter ajuda e informações importantes antes e durante e depois de um evento de emergência.

exemplos:

  • Disaster Alert

O Desaster Alert é um aplicativo gratuito que fornece as informações mais relevantes necessárias para que se mantenha seguro em qualquer lugar do mundo. Construído na plataforma DisasterAWARE® do PDC, o Disaster Alert ™ oferece atualizações quase em tempo real sobre 18 tipos diferentes de perigos ativos à medida que se desenvolvem ao redor do mundo. Fácil de utilizar e de personalizar. Pode até alterar para língua portuguesa.

Mochilas de Emergência

0