Filmes sobre sobrevivência

O “survival movie”, ou filme de sobrevivência, põe em cena histórias reais ou fictícias de seres humanos que, por acidente, desafio ou vontade própria, enfrentam a natureza e ficam à mercê dos elementos.

Deixamos aqui uma lista com alguns deles.

“Os 33”, de Patricia Riggen (2015)
Esta é a história do salvamento de 33 mineiros chilenos que ficaram presos durante 69 dias no fundo da mina onde trabalhavam, situada no Deserto do Atacama, Chile.

“Quando Tudo Está Perdido”, de J.C. Chandor (2014)
Um homem (Robert Redford) viaja sozinho em seu veleiro pelo Oceano Índico. Porém, a embarcação choca contra um contentor abandonado e sofre severos danos.
Agora ele terá que se esforçar para sobreviver no meio de uma tempestade e com cada vez com menos recursos.

“127 Horas” de Danny Boyle (2010)
Ao explorar um cânion remoto em Utah, o alpinista e aventureiro Aron Ralston fica preso em uma fenda quando uma pedra cai. Nos cinco dias seguintes, Ralston examina sua vida e considera suas opções, as quais o levam a uma situação angustiante.

“O Lado Selvagem”, de Sean Penn (2007)
Filme baseado no diário de Christopher McCandless, um jovem que deixou para trás o mundo civilizado, o dinheiro e até o carro. Sob o nome de Alexander Supertramp inicia a sua solitária jornada até ao Alasca para encontrar o verdadeiro sentido da vida.

“Touching the Void – Uma História de Sobrevivência”, de Kevin Macdonald (2003)
História real de dois alpinistas britânicos, Joe Simpson e Simon Yates, que em 1985 conseguiram escalar a Siula Grande, a única montanha nos Andes do Peru que estava por conquistar. No regresso, Joe partiu uma perna e Simon teve que o auxiliar. Este filme relata a força de vontade e a capacidade de sobrevivência. 

“The Endurance: Shackleton’s Legendary Antarctic Expedition” de George Butler (2001)
The Endurance é um documentário de 2000 dirigido por George Butler sobre a lendária expedição antártica de Ernest Shackleton em 1914. É baseado no livro de mesmo nome. O Endurance era o nome do navio da expedição de Shackleton.

“As Far as my Feet Will Carry Me”, de Hardy Martins (2001)
Um prisioneiro de guerra alemão, que foi enviado para um campo de trabalho do Gulag, consegue evadir-se e inicia uma caminhada através das neves da Sibéria para tentar regressar ao seu país. É perseguido por um oficial do NKVD, empenhado em capturá-lo o mais rapidamente possível.

“A Praia”, de Danny Boyle (2000)
Leonardo DiCaprio é um jovem turista pé de chinelo que anda a viajar pela Tailândia. Em Banguecoque, conhece Daffi, outro viajante experiente que lhe mostra um paraíso, uma praia desconhecida para os turistas. Nela habita uma pequena comunidade de viajantes que, pouco a pouco, foi assentando por ali.

“O Náufrago”, de Robert Zemeckis (2000)
Tom Hanks interpreta aqui Chuck Nolan, um executivo de uma empresa postal que, depois do avião onde viajava se despenhar, fica isolado numa ilha tropical durante 4 anos, tendo como única companhia uma bola manchada com o seu próprio sangue, à qual chama “Wilson” por causa da marca.

“No Limite”, de Lee Tamahori (1997)
Um avião cai na fronteira do Canadá com o Alaska. A bordo, três únicos sobreviventes: dois fotógrafos de moda e um bilionário. Perdidos, os três precisam se unir para sobreviver numa região inóspita e repleta de perigos.

“Estamos Vivos”, de Frank Marshall (1993)
A famosa história verídica sobre como uma equipa de râguebi consegue sobreviver nos Andes durante 72 dias, depois de se terem despenhado num avião uruguaio. Com temperaturas a rondar os 40 graus negativos, acabaram por recorrer ao canibalismo para conseguirem sobreviver.

“Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa (1975)
Em 1975, o Óscar de Melhor Filme foi para uma obra cinematográfica estrangeira. Apresenta-nos a história de Vladimir Arseniev que, depois de se perder no vasto território da taiga siberiana, conhece Dersu Uzala, um caçador nómada que o ensina a amar e a respeitar a Natureza.

“Walkabout”, de Nicolas Roeg (1971)
Dois irmãos ingleses criados na cidade perdem-se no interior da Austrália, por ocasião de um piquenique. Encontram então um rapaz aborígene que está a cumprir um ritual de iniciação à maturidade, e que os ajuda a sobreviver, muito embora a comunicação entre os três tenha que se fazer por gestos.

Mochilas de Emergência

0