Sobreviver sem Eletricidade

Vivemos o nosso dia-a-dia em grande dependência da eletricidade.
Desde o computador ao telemóvel, passando pelo fogão e o televisor, o nosso mundo desmorona-se quando falta a energia elétrica.  Em caso de falta prolongada de energia, saber o que fazer se a luz faltar, pode ser vital.

Antes

Invista em fontes de energia alternativas

Por exemplo, um gerador de bicicleta. Se tem bicicleta e gosta de pedalar invista num equipamento gerador de energia através da sua bicicleta.
É muito fácil de instalar, basta colocar a bicicleta nas ranhuras de montagem e pedalar.  Pode comprar em vários on-line.

Antecipe sistemas de iluminação alternativos

Existem várias opções viáveis ​​para iluminar sua casa em caso de falta de eletricidade.
Velas e lanternas de pilhas são a primeira coisa que nos vem à cabeça, mas existem outras alternativas baratas e fáceis de utilizar. Por exemplo a iluminação com leds e painéis solares incluídos.

Prepare sua casa para as baixas e altas temperaturas

Significa isolar paredes exteriores, especialmente no sótão, mas também portas e janelas. Crie um sistema de isolamento que evite ao máximo fugas de calor no inverno e que mantenha a temperatura da casa amena no verão. Sem eletricidade será mais difícil manter a temperatura se tiver muitas fugas.

Descubra de que forma vai preparar os alimentos 

Uma das melhores maneiras de cozinhar sem usar eletricidade é instalando um fogão a lenha.
Outras duas alternativas viáveis são: gás propano ou butano e fogões de acampamento (que funcionam exatamente como qualquer outro fogão a gás).
Pode também utilizar fogões de emergência, que funcionam a álcool.

Aprenda a conservar os alimentos sem frigorífico

As pessoas que habitualmente vivem sem eletricidade são capazes de conservar os seus alimentos, mesmo sem um frigorífico.
Note que quase tudo pode ser enlatado, desde frutas e legumes até carnes e ovos.
As conservas são uma excelente forma de preservar o seu produto fresco não consumidos. Quase todos os alimentos em conserva, desde que bem armazenados, apresentam uma grande longevidade.

Veja também o artigo
alimentos campeões de longevidade

Faça um kit de emergência

Além de água e alimentos não perecíveis, há alguns outros itens básicos que deve ter no seu kit de emergência.
Esses itens incluem: uma lanterna, pilhas extras, uma ferramenta multiusos, um abridor de lata, medicamentos para uma semana, kit de higiene pessoal, algum dinheiro, um rádio portátil etc..
Conheça o conteúdo da mochila de emergência 

Tenha sempre à mão um kit de primeiros socorros

Em caso de falta de energia, passamos a viver num regime a que não estamos habituados e muitas coisas podem acontecer. Desde quedas, cortes ou traumatismos, a possibilidade de um acidente aumenta exponencialmente. Por isso, é recomendável manter um kit de primeiros socorros perto de si, na mochila de emergência ou em local de fácil acesso.

Armazene água

Armazene, pelo menos, dois litros de água potável, por dia e por pessoa. O ideal é ter água suficiente para durar uma semana.
Não de esqueça que a falta de energia elétrica resulta, muitas vezes, numa rápida falta do abastecimento de água.

9 – Armazene alimentos não perecíveis

Guarde um stock de alimentos de longa duração e fáceis de cozinhar ou, melhor ainda, sem necessidade de serem cozinhados. Se não tiver acesso a uma fonte de calor, como uma grelha ou fogão alternativos, estes alimentos servem perfeitamente para os primeiros dias.

Veja também “Conservar alimentos sem frigorífico

Durante a falta de energia

Diga onde está e saiba onde estão os seus familiares

Se a energia faltar e achar que o seu telefone vai ficar sem bateria, avise os seus familiares antes que perca a bateria ou o sinal.

Mantenha alguma forma de entretenimento à mão

Note que quase tudo em casa funciona com eletricidade. Assim, não poderá usar a TV, o computador ou qualquer outro item eletrónico, portanto, terá que encontrar algum entretenimento para si mesmo e para a sua família. Sem luz natural, o ideal é que se juntem, por exemplo à volta de uma mesa, para ler, jogar, ou mesmo conversar. Desta forma um fonte de luz, velas ou lanterna, servirá para todos.

Use o seu carro para carregar componentes eletrónicos de extrema necessidade

Se for possível, use o isqueiro elétrico do seu veículo para recarregar power banks, telefones ou outros itens essenciais. Não esqueça de preparar antes o terminal e cabo de alimentação indicado para esse efeito.

Cozinhe os alimentos perecíveis em primeiro lugar

Todos os alimentos que tem no seu frigorífico vão descongelar rapidamente. Antes de utilizar os alimentos não perecíveis que tem em stock, considere cozinhar (se puder) os alimentos perecíveis primeiro. Faça isso logo no primeiro dia do apagão.

Esteja pronto para fazer uma fogueira se for preciso

Se você possui uma lareira, use-a.
Se tiver um quintal, uma fogueira no chão pode ser uma boa opção.

Mochilas de Emergência

0
Waterlight, a luz que vem da água